Como e por que realizar vendas conjuntas
Fonte: Sebrae Paraná
Micro e pequenas empresas podem se beneficiar de centrais de vendas conjuntas e outras formas de marketing coletivo
A venda conjunta é uma tática comercial que visa aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas no mercado consumidor. Empresas de um mesmo setor de qualquer gênero podem criar estruturas conjuntas para realizar vendas ou para realizar ações publicitárias e/ou de marketing.
A venda conjunta é uma tática comercial que visa aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas no mercado consumidor. As pequenas empresas nem sempre podem concorrer com grandes grupos em quesitos como volume de entrega, regularidade de fornecimento, preços competitivos e logística facilitada. Para contornar obstáculos como esses, algumas experiências de vendas conjuntas têm surgido, além de ações de marketing coletivo.
Empresas de um mesmo setor de qualquer gênero podem criar estruturas conjuntas para realizar vendas. Essas ações permitem que um maior número de clientes com um interesse de compra determinado seja atraído por esse ponto de venda diversificado e de maior expressão.
Com vendas conjuntas, micro e pequenas empresas compartilham a estrutura necessária (instalações, pessoal, equipamentos ou logística, entre outras) para a venda, com objetivos que podem englobar:
1) redução de custos com a venda;
2) aumento do volume de vendas e de margens;
3) conquista de novos clientes ou mercados.
Central de vendas
A venda conjunta possibilita a criação de uma “central de vendas”, que serve para atrair o consumidor interessado na mercadoria ou serviço a ser comercializado.
Um exemplo desse tipo de iniciativa pode ser observado no setor de venda de veículos: os chamados "feirões", que normalmente acontecem nos fins de semana. Nessas ações, de grande visibilidade e repercussão, várias marcas, teoricamente "rivais", unem-se para atrair o maior número de clientes potenciais, deixando a concorrência para uma disputa "interna".
Além dos feirões de veículos, podemos citar como exemplos:
– Cooperativas de taxistas (compartilhando estrutura de suporte, custos com rádio comunicação, divulgação junto a clientes, convênios com empresas);
– Redes de farmácias (marca compartilhada, promoções conjuntas, convênios para toda a rede);
– Associações de produtores rurais (negociador único para diversos produtores, logística centralizada, serviços de consulta comercial, negociação em lotes maiores)
Marketing coletivo
Micro e pequenas empresas, muitas vezes, têm dificuldades de arcar com os custos de publicidade e de promoção. Juntas, podem viabilizar acesso a canais de promoção, criando campanhas publicitárias, fazendo promoções de vendas, partilhando peças promocionais, como cartazes, placas, outdoors, sacolas, atuando em feiras e em exposições – ações que, de outra forma, seriam inacessíveis sem o rateio de custos.